sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Monalisa? Ahh, Merci!

Quem é que nunca ouviu falar da Monalisa? Quem é que nunca a viu num livro ou na internet? Quem é que nunca pensou que a Monalisa era um quadro grande? É! A Monalisa pode ser considerada uma das pinturas mais famosas do mundo! Isso se não for a mais famosa. Até eu, que não entendo nadica de nada de pintura e arte, conheço. E pode ter certeza que todos os leigos nesse quesito sabem pelo menos o que ela é e, provavelmente, quem a pintou. Para quem não sabe, a Monalisa é um quadro de proporções 77cm x 33cm, pintada pelo artista (e muitas outras coisas) Leonardo Da Vinci, no início do século XVI. Atualmente o quadro está exposto na seção Pinturas Italianas no famoso Museu do Louvre, em Paris.

Entrar no Louvre.
Entrar no Louvre é uma coisa muito rápida. Não demora nem 2 minutos na fila (isso em Outubro, não sei em outras épocas). Apesar de haver logo na entrada o Raio-X e o detector de metais, a fila anda! O engraçado é que os seguranças lá, nem olham pro visor do raio-x. Ficam lá, 5 guardas conversando e rindo a toa (é só mesmo para figura). Uma vez dentro do Louvre, "Woww, que grande!" Isso mesmo. Nunca na minha vida ia saber que aquilo tinha uma área subterrânea tão grande. Sempre tive a curiosidade de saber o que a pirâmide de vidro escondia por baixo. Vale lembrar que não se paga nada para entrar no Louvre, o que paga é o acesso às exposições.






Search and Enjoy!
Achar a Monalisa é mais difícil do que vocês imaginam. Tem que andar pra caramba. Logo no posto de informação eles dão um mapa do museu onde contém a planta do mesmo e as principais obras que estão lá expostas. Fui direto à Monalisa. Entro na sessão de Pinturas Italianas e vou. A cada esquina tem uma placa com uma figura da Monalisa e uma flecha indicando a direção até ela. E quando você pensa que chegou... NÃO! Tem uma placa com uma flecha para direita, ai depois pra esquerda, ai depois pra direita de novo! Parece que fazem agente andar em circulos, só pra zuar agente, é praticamente um labirinto. Mas enfim, depois de andar quase o museu inteiro, achei a madame.



Apreciar!
É IMPOSSIVEL! É TANTA gente naquela sala, que ao meio de empurrões, cotoveladas, chutes, é humanamente impossível analisar descentemente a obra. Mas depois de muita persistência consegui me aproximar da fita de segurança e até tirar uma foto com ela. O quadro era menor do que eu pensava e maior do que os outros me contavam. O quadro está pendurado numa parede ENORME! Tem um vidro que protege, mais uns quantos seguranças por perto, snipers(zuera, hahaha a parte dos Snipers é mentira). [Já ouviram falar da teoria que a Monalisa exposta é uma réplica? Hahhaa! Discuti isso com uns colegas e deu o que pensar].

O que acontece é que mesmo você não conseguindo olhar para ela, ela olha para você. Não importa o ângulo que você olha, ela estará te vigiando. É até meio sinistro. Todo ângulo que eu tirei foto ela teve a capacidade de olhar para a lente da câmera. Deve ser isso que a faz tão especial: a capacidade de fazer alguém se sentir perseguido. ;D

Sabe como eu encontrei o Louvre? No meu primeiro dia de Paris, vi aquele mapa do metrô e tipo, não entendi nada! Enfim, tentei ir para a Torre Eiffel de metrô e acabei chegando no Louvre. Interessante né? Oke, podem rir, mas para quem ve o mapa do metrô parisiense pela primeira vez se assusta. Depois do primeiro dia acostuma.

<


BÔNUS: Não existe maneira melhor de conhecer Paris se não for de Metrô. É rápido, trabalha até tarde e te deixa bem pertinho dos pontos turísticos da cidade luz. Eu paguei 30 euros numa passagem de 5 dias por todo esse mapa ai em cima, ilimitado.

PS - Primeiro Post Oficial Ocioso! Estou aprendendo... Sugestões?

Sem comentários:

Enviar um comentário