domingo, 28 de novembro de 2010

Quem disse que a Holanda é um país pequeno?


Entrada do parque
Sejam Bem-vindos (ou Benvindos com a reforma ortográfica uASHIUEh) a Madurodam. Esse, vamos dizer, parque de diversões é localizado em Den Haag (Haia), na Holanda. Nessa "pequena Holanda" estão expostos os principais monumentos, praças, rios, portos, entre outros marcos, de toda a Holanda. Desde Limburg (Sul) até Friesland e Groningen (Norte).

Madurodam na verdade é um memorial de guerra em memória de George Maduro, que acabou por morrer no ano de 1945 no campo de concentração de Dachau.


Os pais de George  financiaram a cidade em miniatura para converter os lucros em doações para intituições de caridade. Madurodam começou a ficar operacional a partir de 1952.

A Rainha Beatriz, na época Princesa Beatriz, foi a primeira prefeita da pequena cidade. Ela foi prefeita da cidade até o ano de 1980, ano que foi declarada Rainha dos Paises Baixos.

A entrada inteira custa 14,50 euros. Eles dão um guia que está também disponível em português. Nesse guia tem a informação e o número de todas as quase 200 miniaturas expostas. Eu até me senti meio grande.
 
  

Madurodam conta com 66.000 pequenos habitantes. Alguns se movimentam pelas maquetes, outros são estáticos, no caso da foto. Essa foto é a representação de uma marcha em frente ao hotel "De Wereld", localizado originalmente em Wageningen.
   

A superfície da cidade é de 18.000 metros quadrados. Na foto do lado esquerdo está a exata reprodução da Domkerk, localizada originalmente em Utrecht.


O parque conta com a presença de 40 aviões. Esse da Korean Air, em particular, se movimenta e faz mesmo o barulho de um avião. Essa é uma das partes da representação do Aeroporto de Schiphol.


Os trens estão em contante movimento. Eles contam com 4.250 metros de trilhos. Isso mesmo! Mais de 4 km de pequenos trilhos dedicados às réplicas do sistema de transporte ferroviário holandês. Os trens chegam a percorrer cerca de 16.000 km por ano. É quase, a distância Paris - São Paulo ida e volta.


 Esquerda: É o maior prédio comercial da Holanda. Ele chama-se "Delftse Poort" e pertence à empresa de seguross Nationale Nederlanden. Originalmente sua torre menor e a maior, medem respectivamente 93 e 150 metros de altura. Tanto a minitura como o prédio original são feitos inteiramente em vidros. O Delftse Poort localiza-se originalmente em Rotterdam, perto da Estação Central. Direita: As conhecidas casas flutuantes nos canais holandeses. Elas chamam-se "Houseboat" (deu branca como se chamam em holandês. Se alguém souber poste nos comentários, please).


Esquerda: Euromast, Rotterdam. Direita: Estação Rotterdam Blaak.


 Estação Central de Utrecht


Keukenhof - Plantação de Tulipas
Reparem no senhor coma camisa branca e o carro no fundo. Enfim, é tudo uma questão de perspectiva.


E essas torres? São de verdade?

1 comentário:

  1. die seite wurde nicht gefunden <---imagine se fosse encontrada?

    excelente matéria!

    one

    ResponderEliminar